Master Data Chef

Master Data Chef

Nesse período de quarentena, muitos de nós tivemos nosso momento Master Chef.
Fomos para cozinha e colocamos a mão na massa... eu confesso que não me aventurei muito nessa seara. Admiro quem tem talento para cozinhar, ainda não é meu caso.

Mas o que isso tem a ver com o nosso blog sobre dados?

O talento está no Chef, a qualidade está nos ingredientes e o forno é só um coadjuvante.

Trazendo para o nosso mundo, os cientistas de dados são os grandes Chefs que sabem como misturar os melhores ingredientes, juntando todas as informações para transformar em algo que é delicioso de explorar e utilizar. O software onde isso tudo será processado ou utilizado aqui também é só mais um coadjuvante.

Tenho batido muito nessa tecla. Volta e meia me deparo com discursos em que a solução para todos os problemas para a implantação de um projeto de CRM de sucesso será suportada por um Software. Seria como eu com a minha pouca experiência de cozinha dizer que para eu começar a fazer aquele prato especial basta um fogão top de linha, uma faca profissional e uma panela incrível.

Essa analogia vale para tudo. A propaganda é mestre em trabalhar essa nossa "falha". Ninguém escapa dessa armadilha e caímos nela com frequência. Quer jogar igual ao Michael Jordan? Comece comprado o mesmo tênis que ele usa. Parece fácil, simples e rápido.

Essa sensação de que as coisas carregam conhecimento e superpoderes nos dá uma percepção de controle e, principalmente, de estarmos cortando todo aquele caminho doído. No mundo profissional isso também acontece muito. Não existe uma fórmula secreta.

Por outro lado, junte muita experiência com boas ferramentas e aí sim melhore em alguns pontos a performance.

A receita para um projeto Data-Driven de sucesso:
Pessoas, processos, dados e uma pitada de ferramentas.


Deixo aqui um link com receitas para quem curte Bacon.
Afinal, bacon e dados vai bem com tudo!

74 receitas com bacon que são verdadeiras perdições gastronômicas
O molho ponzu é ideal para quem gosta de sabores cítricos. Seu preparo é muito simples e a lista de ingredientes é curta. Confira!

Bon appétit!

Mostrar comentários